É muita decepção!
Você também sente que as pessoas na maioria das vezes te decepcionam? Seja por um comportamento que elas tenham, por uma fala indevida, por uma vestimenta, pelas escolhas que fazem….. Haja decepção!
No fundo, todos nós, e me incluo nesse raciocínio, temos a arrogância de achar que apenas o nosso jeito é o certo, que as nossas escolhas são as melhores, nosso comportamento é o ideal, e a roupa então, nem se fala! Nos vestimos da melhor maneira, e melhor do que muitos por aí!
Somos educados para acreditar que aquilo que somos e fazemos é o certo, somos padronizados socialmente e qualquer atitude diferente da nossa, temos dificuldade em aceitar. Ter a mente aberta é uma virtude para poucos. Quantas vezes você já disse: Ah, mas se fosse eu, faria…….. Estamos o tempo todo dizendo para o outro como é a melhor maneira de se fazer, a maneira correta, e uma dificuldade imensa em aceitar as diferenças. O padrão é sempre mais aceito dos que se comportam “fora da caixa”.
Tudo que é diferente, incomoda. Incomoda porque temos pouca habilidade/recursos para lidar. Somos acomodados! Em vez de tentarmos entender o porquê do outro está agindo de tal maneira, simplesmente julgamos e invalidamos. E aí vem a tal decepção.
É muito decepcionante quando uma outra pessoa não age da maneira que você acredita ser o certo. E como, a grande maioria flexibiliza muito pouco a tal da verdade absoluta, é possível a decepção ser diária.
Você, eu, nos decepcionaríamos menos se mantivermos a nossa mente aberta, se ao invés de julgarmos, aprendermos a compreender as escolhas do outro.
“Tati, mas tem atitudes que não dá para aceitar, não consigo!”
Sim, concordo com você! Principalmente quando são atitudes que ferem os seus valores. E está tudo bem você não aceitar ou concordar, e até se decepcionar. Mas existe uma diferença entre você não aceitar ações que ferem os valores, das ações, pensamentos, comportamentos relacionados as diversas formas de agir no mundo, ou seja, aceitar as diferenças. Pense sobre isso!
Psicóloga
Tatiana Auler
Comments