Uma das virtudes mais difíceis é a do autocontrole. Se você parar para pensar, o autocontrole impacta em quase tudo em nossas vidas. Para toda e qualquer tomada de decisão, duelamos emocionalmente e racionalmente. Pensamentos conectados à emoção (desejos ou medos) e pensamentos racionais (o que deve ser feito), discutem entre si e o mais forte no final, vence!
Eis a questão! Em uma tomada de decisão, como saber se é melhor decidir pela emoção ou pela razão? Eu te digo que o melhor é decidir pela razão. A razão é o seu bom senso. Ela vai reduzir o impulso emocional. O problema, é que na maioria das vezes a tomada de decisão é tomada irracionalmente, por impulso e os resultados nem sempre são favoráveis. E é nessa hora, que entra a virtude do autocontrole.
O autocontrole é um freio que damos aos nossos impulsos literalmente para não fazermos aquilo que não queremos, que não está em nossos planos, que está contra os nossos objetivos ou valores. Em resumo, é para não fazermos M. rsrs
Faça uma análise de apenas um dia da sua vida, quantas decisões você tomou conscientemente que te favoreceram, e quantas decisões você tomou pelo impulso do desejo ou medo e não te favoreceu? Um exemplo clássico é a alimentação.
O sistema de recompensa (emocional) diz:
* Estou muito cansado, mereço comer uma coisa gostosa (busca pelo prazer imediato) para compensar o desconforto emocional.
A razão, vai bater de frente com esse pensamento e falar:
* Não faça isso, você precisa se alimentar melhor para conseguir se manter saudável.
* Não vai compensar comer isso agora e depois se sentir culpado e fracassado!
Suas emoções, contra argumentam:
* Eu sei disso tudo, mas neste momento estou precisando disso para não ficar aqui sofrendo, preciso me sentir bem e esse doce vai me deixar melhor.
Assim, a pergunta é: como competir com tantos argumentos gerados pela emoção? A resposta é: AUTOCONTROLE. Quando você aprende a se controlar, você controla não somente os seus pensamentos, mas também as suas ações. A virtude do autocontrole irá te ajudar nas tomadas da decisão mais acertada para aquele momento.
Tatiana Auler
Psicóloga
CRP 05/56969
Comments