Chamou sua atenção esse título? Qual emoção sentiu no momento em que leu? Se ficou indignado, sentiu raiva, questionou por algum motivo, provavelmente, tem dificuldade em receber limites. A parte boa em ter essa dificuldade é você ser, possivelmente, uma pessoa persistente, que vai à luta para conquistar o que quer. A parte ruim é que nem tudo que se deseja é permitido ter ou fazer. E, quando esse limite aparece, provavelmente seu nível de frustração é enorme!
Se você costuma falar: Tudo que eu quero eu consigo! É sinal de que valoriza sua força e competência. Mas, e quando não consegue, como se sente, qual frase vem à sua cabeça? Acha-se fracassado, incompetente, coloca a culpa em alguém... Qual emoção surge e por quanto tempo você fica remoendo o limite que a vida lhe deu?
Isso acontece por conta de uma rigidez. É "Eu consigo tudo que quero" ou "Sou um fracassado por não ter conseguido". Já pensou na possibilidade de falar – Eu tentei, mas, dessa vez, não foi possível! –, reconhecendo seu esforço, mas sabendo que, às vezes, não é possível conseguir tudo que se quer?
Encontrar flexibilidade entre suas vontades e as limitações que lhe são impostas fará com que se frustre menos. Ter a consciência de que, às vezes, o NÃO que a vida lhe dá é para lhe mostrar que existem outras possibilidades, outros caminhos para construir o que você quer, ou, até mesmo, que a opção que você achava que era a melhor naquele momento, nem sempre o é.
Através do NÃO que você recebeu, antes de começar a se culpar ou culpar alguém, amplie seu olhar e tente entender qual foi o significado desse não, se existem alternativas para conquistar o que quer ou se o melhor é não seguir por esse caminho.
O não, às vezes, é uma proteção. Pense nisso!
Tatiana Auler
Terapeuta
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um Pouco de Poesia...
Entregando os pontos
Hei de encontrar um jeito
De tornar quase perfeito
Esse meu defeito.
Insônia é uma distorção,
Quase uma aberração,
Fazendo em mim habitação.
Se ela está em mim,
Não há como ter fim,
Mas aproveitar sim.
Lutar é pior.
O jeito é aceitar.
Ela leva a melhor:
Vejo outro dia raiar!
Edna Farias
Professora de Português/Literatura
Revisora de textos
Aprendiz de poeta
Kommentarer