A profissão que você tem pode ter sido uma escolha sua, em algum momento de sua vida. Mas será que ainda é?
O tempo vai passando, a rotina vai pesando, o cansaço vai batendo e, com tudo isso, vêm a falta de motivação e a sensação de estar perdido profissionalmente.
Se, no passado, você escolheu ter essa profissão e, hoje, pensa em mudar, não quer dizer que fez uma má escolha, que perdeu tempo; quer dizer que, hoje, tendo vivido tudo que viveu fora e dentro do ambiente profissional, você mudou, adquiriu novas experiências, mudou a forma de pensar, de agir, pode ter mudado a sua prioridade de vida...
Antes, a sua energia pode ser que estivesse voltada apenas para o profissional e, hoje, é possível que você necessite dividi-la entre profissional e familiar. Muitas coisas podem acontecer, no "meio do caminho", que o façam questionar sua escolha profissional. Porém, se você pudesse voltar ao passado sem ter vivido tudo que viveu, sendo exatamente como você era antes, provavelmente escolheria a mesma coisa. Escolheria a partir dos motivos daquela época e não dos motivos de hoje.
Reconhecer a mudança de vida e saber transformar a rotina não são tarefas fáceis, mas também não precisa ser impossível!
Exercício:
Para ajudar a entender o seu momento atual e a vontade de mudar profissionalmente, papel e caneta na mão e vamos às perguntas de reflexão!
1. Quais eram as suas prioridades no passado, quando escolheu sua profissão?
2. O que mudou, quais são suas prioridades hoje?
3. Se pudesse criar seu "mundo ideal", como seria?
4. Observando a criação do seu "mundo Ideal", o que é possível ser real?
5. Agora, escreva uma lista das coisas que lhe dão prazer na vida e qual delas poderia ser adequada à vida profissional.
Exemplo pessoal: Gosto de jogar futevôlei, mas isso não pode, para mim, virar minha profissão. Descobri, no entanto, que amo escrever; e, sim, essa pode ser uma profissão possível para mim.
A propósito da pergunta de número 5, pense em etapas que possam levá-lo à construção de um lado profissional que se aproxima mais de quem você é hoje.
Um bom trabalho de autoconhecimento ajuda você a se posicionar com mais consciência na vida.
Tatiana Auler
Terapeuta
Comments