Você cuida da área mais importante da sua vida?
É importante que cuidemos das áreas da nossa vida como um todo, mas eu tenho certeza que as primeiras áreas da sua vida que você se preocupa em cuidar são: o seu trabalho e o relacionamento. É claro que essas duas áreas são importantes para serem cuidadas, mas não somente essas áreas, também como a sua saúde financeira, saúde física, suas relações familiares, relações sociais, seu lazer… mas nenhuma destas áreas vão estar bem se a área principal da sua vida não for bem cuidada: a sua saúde mental.
Você já parou para observar quantos problemas em sua vida você não conseguiu dar conta de resolver porque não teve maturidade emocional?
A todo momento recebemos estímulos em nosso dia a dia, desde um chefe que manda você fazer algo que está além dos seus limites naquele momento, até um carro que te dá uma fechada no trânsito, podem te abalar emocionalmente. Até um elevador que não chega no seu andar, em um momento que você está correndo contra o tempo, pode ser um estopim para um desequilíbrio emocional.
Agora, vamos pensar sobre outra ótica. Imagine que em cada situação que você tenha vivido de maneira desequilibrada emocionalmente, se tivesse sido diferente, se você tivesse tido "cabeça" para passar por elas com mais maturidade emocional. Você acredita que o resultado seria diferente? Eu acredito que sim!
Uma emoção desequilibrada, gera uma mente (pensamentos) desequilibrados, conturbados e por consequência, as decisões tomadas acabam não sendo as melhores. Pense sobre isso! Quando você desenvolve a sua inteligência emocional, você se torna mais capaz de tomar decisões mais favoráveis a você mesmo.
Sofremos um sequestro emocional quando passamos por alguma situação que nos tira do eixo emocionalmente. É por esse motivo que muitas pessoas dizem ter “perdido a cabeça”. A química emocional do nosso corpo é tão intensa, que agimos mais instintivamente do que racionalmente. Temos que aprender a domar as nossas emoções desenvolvendo o autocontrole para que não nos prejudiquemos e nem prejudiquemos outrem. Ao contrário do sequestro emocional, a Inteligência emocional é uma ação consciente, pensada que temos em um momento que identificamos uma emoção intensa.
Caso você se interesse mais por estudar esse tema, você pode ler o livro: Inteligência Emocional do autor Daniel Goleman.
Psicóloga
Tatiana Auler
Saúde Mental! Como é importante nos atentarmos para essa parte tão necessária para nosso dia a dia. Parabéns! Adorei o texto.