Chegamos no mês onde o foco está na Saúde Mental. Entendo que datas, períodos marcados em calendário, são necessárias para que reforcemos a importância do cuidado com a saúde mental. Infelizmente, cuidar da mente é uma das últimas "coisas" que a maioria das pessoas priorizam.
O cuidado com a saúde mental ficou esteriotipado como sinônimo de fracasso, fraqueza, loucura... e historicamente, eram de fato vistos como Loucos os que tinham interdições psiquiátricas e posteriormente e concomitantemente psicoterapêutico. Mas estamos em 2024! Está mais do que na hora de aceitarmos o cuidado com a saúde mental necessário para a estabilidade na vida de uma pessoa.
Tudo começa pela mente!
É a partir do que você pensa, que você faz as suas escolhas. Cada escolha, desde a escolha das suas atividades, palavras, vestimentas, rotina... passa por um pensamento e uma emoção. Se não temos conhecimento e autoconhecimento suficiente para nortear a nossa vida fazendo boas escolhas, isso significa que a vida pode desequilibrar de tal maneira, onde alguns acham que não tem "mais saída" para se livrar da dor.
Quando você cuida da sua saúde mental, você passa a desenvolver recursos e habilidades para lidar com as situações que acontecem no dia a dia e ter melhores resultados.
Se você está passando por uma situação difícil, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo.
Psicóloga
Tatiana Auler
CRP 05/56969
Comentários