Já se pegou olhando uma paisagem ou lembrando de um momento especial na sua vida, e quando se deu conta estava com seu peito expandido e um leve sorriso no rosto?
A neurociência explica porque isso acontece! Quando nos deparamos com uma bela imagem, uma boa lembrança, ou algo que nos traz felicidade, sentimos em nosso corpo o que chamamos de bem-estar e gratidão! O nosso cérebro nesse momento ativa o sistema de recompensa, que possui em sua estrutura o Núcleo Accumbens(“Gerador de prazer e da impulsividade”), essa estrutura fica localizada em nosso sistema límbico (responsável pelas emoções e comportamento), que através dos circuitos neurais liberam em nosso corpo os bons efeitos da dopamina (neurotransmissor que aumenta nossos níveis de prazer e autoestima) e da ocitocina (hormônio do afeto), quando esses sentimentos passam a ocorrer em uma frequência maior, tendemos a aumentar o prazer pela vida e ir em busca de nossos sonhos e objetivos, ou seja, direcionamos de maneira positiva nossos impulsos e comportamentos.
O que todos nós seres humanos desejamos profundamente é ser feliz, e ser feliz implica em se sentir grato pelo que se possui, quanto mais cultivamos o sentimento de gratidão genuíno pelo que já possuímos, mais aprendemos a valorizar o momento presente. Muitas vezes o que ocorre, é que projetamos para o futuro o sentimento de felicidade e gratidão, criando uma expectativa de que quando realizarmos nossos sonhos e desejos, daí sim poderemos sentir gratidão e felicidade, porém, deixamos passar despercebidos os momentos que nos rodeiam, olhar o pôr do sol, encontrar alguém que amamos, apreciar a natureza, receber ou mandar uma mensagem de carinho, rir de nós mesmos, se alegrar com nossas conquistas, apreciar o nosso processo, tudo isso pode está ao nosso alcance, faz parte de nossa vida, basta sermos gratos! Não estou dizendo que com isso não teremos mais nenhuma dificuldade na vida, porém, o sentimento de gratidão nos permite compreender melhor os nossos desafios, nos preparando para comportamentos de ação e não mais reativos.
Ao praticar a gratidão constantemente, estamos desenvolvendo em nosso sistema cerebral uma nova estrutura mental, isso acontece porque a todo momento ocorre a neuroplasticidade (capacidade do sistema nervoso de mudar e adaptar-se as novas estruturas mentais), podemos assim dizer que através da neurociência, todo processo constante de aprendizado pode sim modificar nossos pensamentos e consequentemente comportamentos e ações.
Aproveite esse momento e seja grato por poder ler e aprender mais a cada dia!
Fernanda Silva
Pedagoga
Comments