Primeiro, vamos esclarecer o que seria não prejudicar o outro. Não prejudicar o outro não significa que suas escolhas o farão feliz. Parece meio confuso, mas vamos entender melhor.
Existe a possibilidade de agradar 100% das pessoas a seu redor? Não, não existe. Não existe pelo simples fato de sermos diferentes, com opiniões e gostos distintos. Isso que dizer que nem sempre sua escolha agradará o outro, mas ela não precisa prejudicar. Entendeu?
Escolher algo que prejudique é diferente de escolher algo que não agrade. Um exemplo bem simples: Imagine um casal acordando em um final de semana ensolarado. Ele gosta de praia, e ela gosta de almoçar fora. Vamos supor que ele faça a escolha de ir para a praia. Essa escolha a prejudica? Provavelmente não, mas irá deixá-la triste, com raiva, com um desconforto emocional. Porém, ambos decidiram juntos o que seria feito no final de semana. Decidindo juntos, ele estará dando a oportunidade de ela organizar o dia de outra maneira sem perder seu final de semana. Agora, se ela fala: Vamos almoçar. E ele responde: Claro! Mas já sabendo que não iria; fala, apenas, para não gerar confusão naquele momento; e, na hora marcada, na praia, ele escolhe não ir, não avisar, simplesmente fingir que nada está acontecendo; sim, estará fazendo uma escolha que prejudica a outra pessoa. Prejudica, porque não deu a ela a chance de organizar o final de semana de outra maneira, ficando aguardando um combinado que não existiu.
Esse foi só um exemplo bobo para poder ilustrar como é importante pensar nas nossas necessidades, incluindo o respeito à outra pessoa antes de tomarmos uma atitude. O diálogo com o outro, entender qual é a necessidade da outra pessoa e poder chegar a um equilíbrio é o ideal, mas nem sempre isso acontece. Caso não tenha jeito, sua escolha não agradará ao outro, mas, também, não o prejudicará e é o que você quer fazer/escolher. Então, vá em frente!
Não podemos ficar reféns da necessidade de satisfazer o outro o tempo todo. Mas, não cuidar das consequências que uma escolha ou atitude pode ter na vida da outra pessoa, é, no mínimo, muito egoísta. Então, faça a sua escolha, olhe para o que você quer. Aprenda que você pode chegar a um determinado resultado por diversos caminhos. Tenha jogo de cintura e escolha conscientemente o caminho que quer seguir em sua vida.
Tatiana Auler
Terapeuta
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um pouco de Poesia...
Conselho
Se tudo na vida é fugaz,
É preciso buscar todo dia
De forma mais que sagaz,
Ser muito feliz, não adia.
Saber de tal coisa é vantagem.
Torne, pois, precioso o tempo,
Podendo até fazer bobagem,
Mas vivendo cada momento.
A alma, porém, é eterna
Então, cuide com zelo
Dessa infinita lanterna.
Edna Farias
Professora de Português/Literatura
Revisora de textos
Aprendiz de poeta
Comments