Cada pessoa tem sua capacidade de amar e se permitir ser amado.
Qual é a definição de amor para você?
Perguntei para uma cliente o que para ela significava o Amor. Ela respondeu: Amor é ciúmes, briga, distanciamento.
Você pode estar achando estranho essa definição do amor, mas não é. Uma pessoa que viveu um grande amor, mas a relação acabou sendo doentia, pode ficar com a Ideia de que o fato de amar alguém virá com todos os problemas que ela viveu em relacionamentos anteriores.
Essa cliente desenvolveu um medo do amor. Se alguém fala que a ama, ela se apavora; teme que, para ser amada, tenha que "pagar" o mesmo preço das outras relações.
Imagine um casal: uma das partes lida bem com o amor, e a outra não. A parte que lida bem e quer viver esse amor pode ter uma grande frustração ao se deparar com a falta de entrega da outra pessoa, cujo amar é um trauma.
Pode ser que a pessoa que experimenta o amor plenamente comece a criar trauma em Amar. A crença poderia ser: "Não vou amar, porque amar significa não ser amado." Pronto! Mais uma pessoa que não se entrega para uma nova relação, por trauma das relações anteriores.
Como sair dessa? É necessário maturidade para compreender quando o outro não tem capacidade de receber o amor plenamente. Reconhecer que você pode estar "mais pronto" para viver uma relação saudável do que a outra pessoa.
Não desacredite do amor. Viva seu amor livremente! Em algum momento, encontrará alguém que possa compartilhar o amor você.
Tatiana Auler
Terapeuta
-----------------
Um pouco de Poesia...
Fé
Nada nunca é para sempre
Nem a paixão e seu furor
Nem o amor e seu frescor
Nem a vida e seu ardor.
Mas nem somente por isso
Se deixa de o fogo consumir
Se deixa de a afeição possuir
Se deixa de a existência curtir
Pois, certo é que,
Paixão, amor e vida
Fazem do Eterno a saída.
Edna Farias
Professora de Português/Literatura
Revisora de textos
Aprendiz de poeta
Comments