Você é uma daquelas pessoas que falam rápido e sem parar? Se sim, provavelmente já se pegou falando algo que depois se arrependeu, não é verdade?
Existe um movimento saudável que todos deveriam fazer: aprender a organizar os pensamentos antes de dizer algo para o outro. Mas Tati, se eu não sei sobre o que vou conversar com o outro, ou se a conversa simplesmente acontece, como vou organizar os meus pensamentos previamente?
A primeira pergunta que tenho para lhe fazer antes de mais nada, é: Você escuta o outro? Não estou simplesmente perguntando se a voz do outro chega até os seus ouvidos, e sim se você escuta o outro, se compreende o que ele está tentando dizer.
A outra pergunta é: Você permite que o outro conclua seu raciocínio, tentando entender o que ele diz a partir da própria experiência, e não do que você julga da experiência dele?
E a última pergunta é: Você escuta o que o outro está falando quando o que ele fala não é necessariamente o que você gostaria de ouvir?
Responder essas perguntas é importante para saber se você consegue construir um diálogo com o outro, ou se você fala como se estivesse falando sozinho?
Organizar os pensamentos no meio de um diálogo é muito simples. O exercício que você precisa fazer é aprender a se ouvir também. Se ouvir é perceber como o que o outro está falando está “tocando” você, é observar como as suas emoções estão reagindo à conversa, é ter dentro da sua cabeça uma espécie de “mentor interno”, aquele que observa o que está acontecendo e organiza tudo da melhor maneira possível para que os diálogos sejam construídos saudavelmente.
Tatiana Auler
Psicóloga
CRP 05/56969
Comments