A maneira como você se comunica diz muito sobre você e suas relações interpessoais, é claro que inevitavelmente a nossa comunicação está impregnada de crenças e valores familiares, culturais e sociais, que moldaram nossa identidade até aqui, mas você já se deu conta das palavras que permeiam seus pensamentos? Isso mesmo! Elas também estabelecem com você um diálogo interno que por muitas vezes levam a tomadas de decisões importantes, quantas vezes somos influenciados por nossos pensamentos de maneira que não nos damos conta, não é mesmo?
Quando estabelecemos um diálogo, estamos na verdade colocando em palavras nossos sentimentos, pensamentos, anseios e expectativas, a maneira como conduzimos o diálogo é que irá construir um ambiente de conexão ou não, pois o ouvinte também possui registros em sua memória que irão causar emoções e sentimentos sobre o que está ouvindo. Por isso é super importante que estejamos atentos sobre quais emoções e sentimentos as palavras nos provocam, pois mais importante que dize-las é saber o que queremos de fato transmitir com a verbalização delas.
Uma Comunicação eficaz e assertiva, só é possível quando estabelecemos com nós mesmos um diálogo saudável e coerente, e somente conseguimos isso através do autoconhecimento. A partir do momento que reconhecemos as palavras que são gatilhos para uma desconexão podemos ficar mais atentos a elas e ao que nos provocam. É um trabalho de percepção, carinho e cuidado com você mesmo!
Uma super dica é:
Antes de começar uma conversa importante observe como se sente, quais pensamentos surgem na sua cabeça, o que eles te provocam? O que gera ansiedade e medo, anote tudo em um papel.
Agora se forem bons pensamentos, ótimo!! Mas se os pensamentos forem de ordem negativa, anote ao lado de cada um deles, uma ação positiva para transformá-lo. E pense sempre: O que você pode fazer hoje para melhorar o seu diálogo e a sua comunicação?
Cuide de seus pensamentos com amor! Cuide de você!
Fernanda Silva
Pedagoga
Comments