top of page
Foto do escritorTatiana Auler

Me desespero com muita frequência!




Quantas vezes já me peguei com pensamentos desesperados, achando que tudo ia acabar! Não sei se você já passou por essa sensação, de achar que uma situação não tem saída, sensação de se sentir encurralado pela vida?! As emoções que gera essa sensação são: medo e ansiedade.


Medo e ansiedade são emoções desestruturantes. Isso significa, que toda vez que sentimos essas emoções, temos a sensação de estarmos vivendo uma situação de perigo naquele momento, ou um perigo iminente. São emoções desagradáveis de sentir, mas fundamentais para nos proteger. Imagina como seria a sua vida se você não sentisse medo? Provavelmente não estaria mais entre nós. Rsrs… A ansiedade te ajuda a entender que existe uma situação que você precisa assumir o controle, ou poderá acontecer algo de ruim.


O problema não está em sentir essas emoções e sim em não saber dominá-las. Os pensamentos desesperados, catastróficos, extremistas, pessimistas, surgem ou provocam essas emoções. Ter consciência sobre o que se pensa naquele momento, e saber dominar os pensamentos, é essencial para estabelecer o autocontrole, ou, em outras palavras, é essencial para regular a sua emoção.


Pensamentos catastróficos são construídos a partir das crenças desestruturantes. Quando começamos a entender quais são os nossos medos mais profundos, fica mais fácil dominar esse tipo de pensamento e emoções. Mas para isso, é necessário que você se conheça!




Tatiana Auler


Psicóloga


CRP 05/56969

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page