Escutei uma frase em meu consultório, pouco dita pelas pessoas… uma paciente, que já passou por diversos relacionamentos e está solteira há um tempo, disse: "Ficar sozinha é fácil, difícil é se relacionar!"
Fiquei pensando sobre o que ela estava tentando dizer quando se expressou desta maneira, já que a maioria das pessoas buscam um relacionamento.
Os temas que os pacientes trazem para uma consulta em psicoterapia podem ser diversos, mas o mais comum deles é falar sobre as suas relações amorosas. Ficamos entre o desejo de ter alguém, o medo de ficar sozinho, a necessidade de liberdade, a vontade da companhia… e não pararia por aí! Se você parar para pensar, estamos a todo momento nos questionando sobre esse dilema. É melhor ficar sozinho ou se relacionar com alguém?
Parece que nunca estamos satisfeitos com a realidade que temos. Se estamos sozinhos, reclamamos da falta de uma companhia, da solidão, "cadê o afeto", alguém para conversar… se estamos nos relacionando, reclamamos de falta de liberdade, necessidade de ficar sozinho, vontade de fazer o que se quer sem dar satisfação. Será que estaremos eternamente insatisfeitos?
A frase da minha paciente me chamou a atenção, pois ficar sozinho é um conflito com si mesmo, entrar em uma relação, é um conflito com si mesmo e com o outro. Além de termos que lidar com os desafios da interlocução, enfrentar nossos pensamentos mais mórbidos, temos que dialogar com os conflitos gerados pelo encontro da relação, as opiniões do outro, as verdades absolutas, a rigidez…
Mas calma, nem tudo está perdido! Qual é a vantagem em se relacionar? No conflito, a gente cresce, evolui. É claro que é desagradável ter um conflito com outra pessoa, mas ao menos esse conflito, quando acontece, e ambos conseguem ter afeto suficiente para sustentar o conflito, contornar a situação, resolver e seguir, ambos desenvolveram algum tipo de capacidade que já o ajudará no próximo desafio.
Maturidade! Como você acredita que desenvolvemos a nossa maturidade? A maturidade não vem com a idade, vem com os desafios da vida e a capacidade que vamos desenvolvendo para enfrentar os próximos desafios de uma maneira mais inteligente emocionalmente. Então é melhor se relacionar do que ficar sozinho?
A solidão também tem suas vantagens! Uma pessoa que sabe ficar bem sozinha, consegue construir relacionamentos mais saudáveis. Está sozinha, não significa saber ficar bem na solidão. Mas se uma pessoa consegue passar pelos desafios de aprender a ficar em paz em sua própria companhia, ela consegue desenvolver recursos para lidar com certos desafios que existem quando se está em uma relação.
Então… na sua opinião, é melhor ficar sozinho ou ter uma relação? E o dilema continua…
Tatiana Auler
Psicóloga
CRP 05/56969
Comentários