Uma cliente me perguntou: De onde vêm as dúvidas?
Dúvida é uma palavrinha que engloba muitas possibilidades: pode ser em relação a uma escolha; ao entendimento sobre um assunto específico; em saber quando confiar no outro; sobre o que fazer em uma determinada situação...
Responder de onde vêm as Dúvidas é uma tarefa quase impossível, até porque a resposta seria singular, estaria conectada ao que a pessoa que me perguntou viveu em suas experiências. Uma forma mais adequada de essa cliente perguntar seria: De onde vêm as minhas dúvidas?
Para responder a essa pergunta, é necessária uma reflexão sobre como foi a construção da sua vida. É preciso, portanto, voltar na Infância e reconhecer como eram sanadas as suas dúvidas; se recebia ajuda na hora de tomar uma decisão; se era apoiado em suas decisões, sendo estimulado a confiar em suas escolhas; se acreditava nas pessoas que estavam a seu redor... Toda a construção da infância dá a base que a pessoa precisa para se formar adulto.
Então, para ajudar nessa busca, é necessária uma reflexão sobre sua história de vida.
Exercício:
Escolha um momento tranquilo de seu dia para fazer essa reflexão.
Sente-se em uma posição confortável, feche seus olhos e faça dez respirações profundas, com o intuito de acalmar sua mente e suas emoções.
Com os olhos fechados, volte no tempo em que você era criança. Perceba: se você se sentia apoiado em suas decisões; se as dúvidas que você tinha eram consideradas importantes e esclarecidas por um adulto; se você confiava, se se sentia seguro em relação às pessoas que cuidavam de você.
Após essa reflexão, faça uma imagem que simbolize sua vida hoje. Veja se encontra semelhança; se suas dificuldades da infância continuam; se sente dificuldade em confiar nas pessoas, como se elas não fossem "cuidar" bem de você; se se sente compreendido; se confia em suas decisões e se sente apoiado.
Se os dois "mundos" ainda forem muito parecidos, está na hora de procurar um bom processo de autoconhecimento e, a partir daí, poder, cada vez mais, lidar bem com as dúvidas da vida!
Tatiana Auler
Terapeuta
Commentaires