É verdade! Tem assuntos que são muito chatos e tem pessoas que, por não saber do que falam, acabam falando um monte de besteira.
E você? O que você fala é sempre relevante?
Vou te contar um segredinho: Quem “decide” se o que você fala é ou não é relevante, é o outro e não você. Sabia disso?
Bom, imagino que você não tenha concordado com o que eu disse, então vamos a explicação!
Imagine que o que você fala é um presente comprado para alguém. E que no momento da compra desse presente, sua escolha foi motivada por julgar que aquele objeto seria super útil para o outro. No entanto, você entrega o presente, e apesar de a pessoa agradecer, no dia seguinte ela faz a troca na mesma loja.
Algo parecido acontece quando você está num diálogo. Não é tudo que você fala que a outra pessoa julga ser importante. Pode ser que você fale e ela “recuse o seu presente”. E o mesmo pode acontecer ao contrário, concorda?
Isso acontece porque cada um tem seu próprio jeito de enxergar as coisas; por isso é importante saber respeitar.
Outra coisa é você achar que o que o outro fala não é do seu interesse. Pode ser que o outro fale sobre um determinado assunto que você não gosta, que não te interessa… Caso isso aconteça, entenda que você e o outro tem interesses diferentes e que provavelmente o que você fala também é “abobrinha” para essa pessoa.
A dica, é buscar falar sobre assuntos que sejam de comum interesse para os dois. Dessa maneira, você conseguirá estabelecer diálogos mais saudáveis nas suas relações.
Tatiana Auler
Psicóloga
CRP 05/56969
Comments