top of page
Foto do escritorTatiana Auler

Como saber se você tem inteligência emocional?


Situações difíceis acontecem com todos nós, mas algumas pessoas conseguem lidar melhor e outras se desestruturam emocionalmente. É esperado que exista uma oscilação emocional. As emoções nos servem como um guia para nos dizer quando alguma coisa vai bem ou vai mal. Por exemplo, a ansiedade, é uma emoção que nos alerta de uma possível ameaça. A raiva, nos alerta de um possível ataque, a tristeza, nos alerta que algo ou alguém está nos fazendo mal... sem essas emoções, não seria possível nos protegermos em diversas situações.

Entendendo que as emoções não são vilãs, o que complica é a intensidade que sentimos. Quanto maior a intensidade emocional, mas irracional são os nossos pensamentos e comportamentos.

Frases do tipo:

  • Perdi a cabeça!

  • Agi sem pensar!

  • Estava de cabeça quente! São comuns para quem age pela emoção e acaba se arrependendo do comportamento que teve.

Simplificando o que é a inteligência emocional, é a maneira como você gerencia as suas emoções e comportamentos.

Ter inteligência emocional, é ter o controle sobre si mesmo em um momento de stresse. Uma das maiores dificuldades que uma pessoa tem quando sente uma emoção muito intensa, é ter o autocontrole. E é exatamente esse treino que precisamos fazer para desenvolver a inteligência emocional. Toda vez que agimos pelo impulso da emoção, podemos estar nos prejudicando e/ou prejudicando alguém ao nosso redor.

Para começar a praticar a inteligência emocional, você precisa aprender três coisas importantes:

1. Observar as suas emoções e mensurar a sua intensidade

2. Nomear as suas emoções, ou seja, identificar qual emoção está sentindo naquele momento (raiva, medo, ansiedade, tristeza...)

3. Regular a sua emoção. Aprender a estabilizar o seu emocional por meio de técnicas de respiração (existem outras, essa é a mais fácil de colocar em prática).

Lembrando que o caminho mais fácil é colocar a emoção para fora do jeito que ela vem e fazer aquela bagunça, o que gera consequências ruins e muitas vezes devastadoras. A opção mais trabalhosa, mas que te gerará melhores resultados, é colocar em prática esse exercício que falei para você. Bom treino!

Fique bem!

Psicóloga

Tatiana Auler

CRP 05/56969

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page