top of page
Foto do escritorTatiana Auler

Com certeza pensamos diferente


Com certeza pessoas pensam diferente umas das outras, e está tudo bem! O problema não é pensar diferente, o problema é não aceitar que a diferença existe e brigar por uma verdade absoluta. Divergências entre opiniões sempre irão existir, e é importante que exista! Ou correríamos o risco de não evoluirmos por pensarmos todos iguais.

Quando uma pessoa apresenta um pensamento, automaticamente questionamos. É incomum aceitarmos algo sem fazermos previamente uma análise. Esse modelo de funcionamento é quase instintivo. Da mesma forma que cheiramos uma comida antes de dar uma garfada para ver se está estragada, antes de aceitar um pensamento, uma ideia, “farejamos” qualquer risco que possamos correr, para não concordar com um pensamento "estragado” que nos fará mal. Ou, também podemos “farejar” o pensamento, a ideia e fazer sugestões de novos “temperos.” Colocar as mãos nos ouvidos, e ficar surdo a opinião do outro, é desqualificar que o outro tem uma verdade, valores, direitos, que são válidos e também são importantes para ele.

Saindo das metáforas, todo pensamento deve ser sugerido ao outro e jamais imposto. A imposição de um pensamento gera conflito, pois ninguém gosta de ser invalidado por completo por outrem.

Quanto mais você melhorar as suas habilidades de comunicação (fala e escuta) melhor será a qualidade dos seus relacionamentos. Lembre-se que um diálogo é uma troca, um “movimento” que precisa acontecer de maneira equilibrada para que ambas as partes sintam a sua importância na relação.

Psicóloga

Tatiana Auler

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page